Este, além de ser o conceito principal, descreve totalmente a tradução da palavra Low Carb (LC), que quer dizer baixo carboidrato.
Ou seja, é uma dieta de baixo carboidrato, onde o seu consumo é reduzido a quase zero.
O que é low carb?
É muito simples encontrar esta resposta, a tradução para o que é low carb é baixo carboidrato. Este termo também é usado na dieta para indicar o nível de consumo de carboidrato numa alimentação.
Para quem faz a dieta low carb, usa-se um plano de emagrecimento baseado na ingestão de baixo carboidrato. Podemos considerar também, que é a redução a praticamente zero do consumo da carboidrato.
O que é a Dieta Low Carb? E o que significa?
A dieta Low Carb é conhecida por reduzir a quantidade de carboidrato na alimentação diária de quem faz essa dieta. A dieta baixo carboidrato faz com que o corpo utilize a gordura corporal como fonte de energia diária.A famosa dieta do carboidrato tem conquistado muitos seguidores e seguidoras. E qual é o segredo?
É que o corpo substitui o carboidrato como fonte principal de energia pela gordura do corpo, proporcionando o emagrecimento desejado.
Além da característica da diminuição de ingestão de carboidratos, ela pode ser feita também como uma dieta sem carboidrato, alguns chamam de dieta zero carbo.
Existe sim uma indicação para que a ingestão de carboidratos seja entre 5% a 45% por dia. Portanto, não é saudável cortar carboidrato por muito tempo e também não é aconselhável fazer uma dieta low carb zero.
Quais os benefícios da Dieta Low Carb?
Não é só para emagrecer que a dieta low carb serve, ela traz junto consigo muito benefícios para o corpo, alguns deles são uma sensação maior de saciedade, ajuda na diabetes, melhora o colesterol, diminui os níveis de triglicerídeos, reduz a pressão sanguínea e muito mais.
Logo abaixo, é possível aprender muito mais sobre cada benefício que a dieta de baixo carboidrato (LC) oferece:
Como a Dieta Low Carb (LC) funciona?
Como função ou meta principal a dieta low carb faz com que o corpo utilize a gordura para gerar energia ao invés do carboidrato consumido na alimentação.O que acontece no corpo é que há uma substituição de glicose proveniente dos carboidratos pelos corpos cetônicos.
Isso só é possível pelo consumo reduzido de carboidrato na alimentação.
Por isso, é importante não fazer uma dieta zero carboidrato e sim uma diminuição da ingestão. Isso porque com o tempo o corpo poderá começar a consumir massa magra o que não é bom para o organismo da pessoa.
Apenas diminuindo a ingestão de carboidratos e ainda consumido o pouco de carboidrato de baixo índice glicêmico os resultados podem ser ainda melhores.
O motivo mais importante para as dietas LC serem tão boas para emagrecer é que:
Reduzindo o consumo de carboidratos e ingerir mais proteína e gordura, existe uma maior sensação de saciedade fazendo com que não seja necessário consumir mais alimentos para ficar sem fome.Para causar a perda de peso, a Dieta Low Carb funciona como uma ignição no corpo no sentido de queimar gordura para a produção da energia que precisamos diariamente.
Esse é o segredo da Dieta LC.
Como fazer dieta Low Carb e diminuir o consumo de carboidrato?
Os principais itens para serem retirados de uma alimentação com baixo consumo de carboidrato é o açúcar, a farinha branca, o arroz branco, refrigerantes, doces e salgados. As vezes, é necessário uma redução brusca de carboidratos para fazer uma dieta LC.
Incluo nessa lista avançada pães integrais, batata doce e inhame.
O que você deve fazer é entrar na dieta low carb de forma devagar e retirar do seu cardápio o carboidrato aos poucos.
O que você deve levar em consideração é a velocidade do seu metabolismo. A diminuição da ingestão de carboidratos de forma acelerada pode causar dores de cabeça, tontura e enjoos.
Procure sempre um médico antes de começar uma dieta de baixo consumo de carboidrato.
O consumo de vegetais, carnes e gorduras naturais do azeite de oliva, queijos, ovos, nozes, castanhas por exemplo, farão parte do seu cardápio semanal daqui pra frente.
Também é bom lembrar que devemos fugir dos alimentos processados e enlatados.
Quais são os Alimentos Low Carb? Existe uma lista?
Existe sim um lista de alimentos Low Carb para você saber e o melhor, podemos separar em grupos que você nunca iria imaginar.Por exemplo, já ouviu falar em doces low carb? E bebidas low carb? Acredite existem todos esses alimentos e incríveis cardápios para uma dieta low carb variada.
Existem também as frutas low carb e receitas salgadas de baixo carboidrato.
Por isso, separei para você este grupos de alimentos para você se especializar e iniciar sua dieta low carb com muito felicidade.
Quais os alimentos permitidos na Dieta Low Carb?
Os alimentos permitidos na dieta Low Carb são frutas, carnes, peixes e frango. Podemos também ingerir queijos, ovos, azeite, nozes, avelãs, castanha-do-pará e amêndoas.A lista segue com as sementes como chia, linhaça, girassol e gergelim.
De bebida fica o café e os chás sem açúcar.
Acabou? Não.
Tudo bem, vou te passar a lista dos principais legumes e verduras aqui: abobrinha, brócolis, couve-flor, acelga, cogumelos, aipo, tomate cereja, couve, agrião, pimentão, aspargos, abobrinha, berinjela, espinafre, pepino, cebola, chuchu, vagem, rúcula, escarola, alho-poró, aipo e alface.
E não se esqueça da nossa melhor amiga na saúde, a água, que deve ser bebida por você de 2 a 3 litros por dia.
Ainda neste conteúdo você vai ter mais dicas de como montar cardápios incríveis para uma dieta LC de qualidade.
Essa é uma lista com os alimentos permitidos na dieta low carb, mas não acaba por aí.
Aqui mesmo você verá quais frutas, doces, salgados e bebidas são permitidas para uma dieta saudável com redução de carboidrato.
O que você trabalhar na dieta LC é uma reeducação alimentar e lembre-se de nunca cortar todo o carboidrato das refeições. Novamente, não aconselhamos uma dieta zero carbo.
Não esqueça que o que vale é o equilíbrio! E mesmo com a diet low carb é possível comer o que você gosta!
E quais são os alimentos proibidos para uma dieta de redução de carboidratos?
Os alimentos que devem ser evitados numa dieta de baixo carboidrato são: açucares em geral, incluindo refrigerantes, doces e biscoitos, trigo, pão, torradas, salgados, batata frita, comidas congeladas, margarina, presunto, peito de peru...
Não podemos esquecer... Na verdade, temos que esquecer sim de mortadela, linguiça, salsicha, bacon, arroz, macarrão, cuscuz tapioca...
Esses alimentos estão presentes nos seguintes grupos alimentares:
- Cereais;
- Gorduras trans:
- Carnes processadas;
- Açúcar.
Posso fazer uma dieta sem carboidrato (Dieta Zero Carbo) totalmente?
Existem os alimentos que são permitidos na dieta. Isso reforça nossa sugestão de não fazer uma dieta sem carboidrato totalmente.
Você poderá ingerir de 1 a 2 vezes por dia equilibrando com proteínas e boas gorduras o:
- Pão integral;
- Grãos: arroz integral, macarrão integral, milho, feijão, lentilha, grão-de-bico;
- Leite e iogurte;
- Tubérculos: batata, batata doce, inhame, aipim e macaxeira.
Cardápio Low Carb: Um menu irresistível para manhã, almoço, lanche e janta!
Para que você inicie muito bem sua dieta low carb, é necessário um cardápio completo para o café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta.Isso inclui a adição de todos os alimentos permitidos na lista que você já leu aqui em cima.
Podemos montar diversos cardápios low carb para você nunca se enjoar de ficar comendo a mesma refeição.
Abaixo segue uma lista de cardápios low carb para diferentes momentos do seu dia, um menu completo onde você pode simplesmente copiar e reduzir devagar o consumo de carboidrato no seu dia a dia.
Vertentes e tipos de Dieta Low Carb: Paleo, Cetogênica, Atkins, Slow e mais...
Existem muitas vertentes e tipos de dieta low carb. Algumas delas são conhecidas como Paleo, Cetogênica, Atkins, Slow Carb, Whole 30 e assim por diante. Tenho certeza que você nunca ouviu falar da maioria aqui não é mesmo?Todas essas dietas não fogem do foco que é a restrição de carboidratos.
Por isso, decidi criar um conteúdo grande para você aprender tudo e decidir sobre qual tipo de dieta low carb vai fazer.
Você vai escolher se segue a dieta de baixo carboidrato comum ou se escolhe uma de suas vertentes.
O mais legal é que você não deve encarar nenhuma delas como regra absoluta, você vai ver que uma libera mais carboidrato que outra, outra prefere mais gordura dou outra e por aí vai.
Abaixo você poderá ler sobre os tipos de dietas que possibilitam diminuir o consumo de carboidrato. Lembre-se que elas não deixam de ser Dietas de baixo carboidrato (LC).
Sobre os níveis e quantidade de carboidratos na Dieta LC X SAD: standard american diet
Para que você fique totalmente por dentro do assunto, existe um padrão de consumo de carboidrato que é referido em todo mundo. O SAD: standard american diet (Padrão de dieta americano), pode ser traduzido assim, estima o consumo normal de 250g a 300g por dia de carboidratos.Os níveis de consumo também classificam as vertentes da dieta low carb.
Conheça elas:
Low-Carb com 20 a 50 gramas de carboidratos por dia (very low-carb / cetogênica)
Low-Carb com 50 a 100 gramas de carboidratos por dia (low-carb)
Low-Carb com 100 a 150 gramas de carboidratos por dia (lower-carb)
Percebemos que todos os tipos de dietas LC citadas estão acima da SAD: standard american diet.
O que é carboidrato? Para você ficar Expert no assunto...
Podemos dizer que o carboidrato é a principal fonte de energia das células do corpo. Você também vai encontrar esse nome em suas pesquisas: glicídeos, que são encontradas em alimentos de origem vegetal, como batatas e o feijão e na forma de amido através das plantas.Já conhece as 3 classificações? Aqui estão elas:
Os monossacarídeos, que são os açucares simples.
Os dissacarídeos, que compõe a sacarose, a maltose e a lactose.
E os polissacarídeos, que são a junção de muitos monossacarídeos. Encontramos aqui a Celulose, o amido e o Glicogênio.
Este post foi publicado primeiro em: https://fazerdietalowcarb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário